Leio estupefato a manchete de capa de hoje do Correio do Povo, que diz que 13 questões do Enem 2011 foram anuladas em todo o país. Também estupefato acompanhei pela imprensa, dias atrás, um manifesto de estudantes em Santa Maria, que protestavam contra o Enem e exigiam a permanência do vestibular tradicional.
A minha surpresa se deu pelo fato de que o Enem é infinitamente superior a qualquer outro vestibular, tendo em vista que os vestibulares tradicionais prezam apenas pela decoreba inútil e sem sentido. Mas - e há um mas em tudo - talvez aquele grupo de estudantes que saiu às ruas esteja cansado de tantas falhas, de tantas polêmicas.
O vestibular é uma época conturbada para os adolescentes, que ano após ano têm visto quase sempre a mesma novela se desenrolar nos dias que sucedem ao exame.Portanto, a medida que propõe duas provas de Enem a partir do próximo ano é falha. Nos últimos anos, o governo não conseguiu fazer uma sem que houvessem erros gritantes, porque então haveria de conseguir fazer duas?
Aposto que a medida será derrubada e as questões validadas. Mas segue a novela...
Nenhum comentário:
Postar um comentário