quarta-feira, 10 de abril de 2013

O problema do Brasil

 
Uma reportagem do Estadão publicada hoje traz a declaração de um apoiador do pastor e deputado Marco Feliciano, dizendo que ele "vai dobrar a própria votação em 2014".

E provavelmente, esse apoiador está certo.

O brasileiro pensa que o problema do Brasil são os políticos, mas aí está um pensamento que apenas transfere o problema para outra esfera, que obviamente não é a nossa. Apesar disso, a verdade é que nenhum parlamentar cai de para-quedas em Brasília.

O problema do Brasil não é o Renan Calheiros, não é o Paulo Maluff, não é nem mesmo a união de todos os fichas-sujas do Congresso. O problema do Brasil é o próprio brasileiro, capaz de eleger maus políticos em sucessivas oportunidades.

O brasileiro que diz ser vítima da Política é muitas vezes o mesmo eleitor que votou no Tiririca, ou votaria se morasse em São Paulo. Sabem por que Marco Feliciano deve dobrar a própria votação na próxima eleição? Porque há uma parcela significativa de brasileiros que pensa exatamente como ele, e que também se posicionaria de forma racista e homofóbica se tivesse espaço para fazê-lo.

O brasileiro é quem precisa evoluir. Os governantes, os parlamentares, os eleitos; eles nada mais são do que uma representação - muitas vezes cruel - do povo que os elegeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário