quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A violência na Literatura

Esta monografia versa sobre a trajetória brasileira constituída em um cenário de violência e opressão do Estado sobre seus cidadãos e da influência para a literatura da fragmentação do sujeito imerso nesse contexto. Partindo da premissa de que para o presente fazer sentido é necessária a compreensão dos processos históricos que nos trouxeram até aqui, inicialmente são analisadas as diferentes estratégias de legitimação que permearam governos autoritários no século 20, até a deflagração do golpe civil-militar, em 1964. 

A partir disso, os efeitos causados pela repressão cultural do regime nos anos de chumbo, além de sua interferência nas condições de produção na música e na literatura, são analisados com a exemplificação dos elementos constitutivos da canção Apesar de Você, composta em 1978, por Chico Buarque. 

No que tange às cicatrizes deixadas pelo período civil militar, é realizada a análise da narrativa testemunhal do romance O Irmão Alemão, escrito em 2014 também por Chico Buarque, no qual é investigada a representação do trauma e da fragmentação de um sujeito distópico.

Como citar a monografia:
LORO, Luis Felipe. Distopia e Trauma no romance O Irmão Alemão, de Chico Buarque. Novo Hamburgo/RS: Editora Feevale, 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário