quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Antes de seguir em frente

 O ser humano é insatisfeito por natureza. Não é a toa que a melhor hora de dormir é sempre a hora que o despertador toca. O ser humano quer essencialmente aquilo que não tem, para que depois de conquistado, possa desdenhar de si mesmo e pensar que, afinal de contas, aquilo nem era tão bom assim.

 Essa é uma característica muito importante, porque garante que não haja acomodação. A invenção da luz elétrica é uma resposta ao desconforto, a do avião é fruto de uma insatisfação com a distância.

 E, de insatisfação em insatisfação, vamos evoluindo. Já chegamos ao Blu-Ray e só Deus sabe onde vamos parar. Ou nem Ele sabe.

 Mas o problema surge quando a insatisfação cega não nos deixa perceber tudo aquilo que temos, tudo aquilo que foi tão duramente conquistado. Aí a vida parece ser pior do que ela realmente é.

 Por isso você não pode se tornar obcecado por melhorar, conquistar, avançar. Você deve sempre buscar o que deseja, mas sem transformar isso em razão de viver. E você deve, deve mesmo, parar de vez em quando e pensar como é bom ter conseguido tudo aquilo que você já conquistou. E só então seguir em frente.

Um comentário: