quarta-feira, 14 de março de 2012

O Homem de 2012

 Se Jesus dissesse hoje “atire a primeira pedra quem nunca errou” desconfio que a mulher adúltera da história bíblica seria apedrejada da mesma forma.  Porque atualmente as pessoas não pensam duas vezes antes de julgar aquilo que nem sequer lhes diz respeito. Infelizmente o mundo se tornou muito menos educado e muito mais agressivo nas últimas décadas, sobretudo verbalmente.

 Quero deixar claro que sou a favor da liberdade de expressão, seja ela politicamente correta ou não. O problema é que muitos não têm clara a noção do que realmente seja essa tal liberdade de expressão, e acabam a utilizando de forma equivocada. Agridem sob qualquer pretexto e destilam muitas vezes uma revolta sem sentido.


As redes sociais e a internet fazem com que se torne mais fácil expressar e propagar uma idéia, mas será que são culpadas? Ou será que elas apenas expressam um sentimento que sempre existiu na sociedade, mas que antes estava oculto?

 O fato é que o Homem de 2012 não sabe usar o melhor que a tecnologia pode oferecer, que é justamente a possibilidade de aproximar as pessoas. Hoje em dia as pessoas estão mais conectadas, mas também mais distantes umas das outras. O cidadão tem 2000 “amigos” na rede social, mas quando encontra a maioria deles na rua, não dá nem oi.

 A idéia de se criar uma máquina que domine o ser humano sempre foi assustadora, mas o próprio Homem é que está a cada dia se tornando um pouco mais máquina e um pouco menos humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário