sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Como vencer a tristeza


Para vencer a tristeza, é preciso ficar alegre. Foi o que descobri na semana passada, quando o meu avô morreu. Parece um aprendizado óbvio, mas não é. Porque a maioria das pessoas, quando está triste, costuma fazer coisas que as deixam mais tristes ainda, como ficar remoendo desilusões ou ouvindo canções cheias de melancolia.

No velório, ao lado do caixão, onde também repousava seu velho chapéu de palha; começávamos a lembrar de histórias do meu avô, anedotas antigas ou recentes, e então, de repente...ali estavam sorrisos estampados nos nossos rostos. Tenho certeza de que, se pudesse escolher, meu avô preferiria assim, ele que também vivia sorrindo.

Mas, de todas as lembranças feitas naquelas horas difíceis de despedida, a que mais me comoveu foi a da minha avó. Entre lágrimas, ela me disse baixinho: "Repara quanta gente! Todo mundo gostava dele...Ele nunca brigou com ninguém. Sempre dizia que, se alguém ofendesse, ele virava as costas e iria embora!".

Marejei os olhos. Ali estava, na prática, a recordação de um ensinamento que vale mais do que mil lições com qualquer sábio. É assim que deve ser: de homens retos, você espera retidão. 

Fiquei alegre, orgulhoso por ser seu neto. E então, ainda com os olhos molhados, eu sorri. 

Sei que ele preferiria assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário