segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Aprenda com as mulheres

Tempos atrás, escrevi uma crônica sobre os perigos do biquíni de fio dental. Fui taxado de machista por alguns, o que me surpreendeu um pouco, porque o meu objetivo com aquelas linhas era apenas entreter, nada mais. Fui levado a sério demais em um texto com seriedades de menos.

Entendo o motivo dessa interpretação equivocada: na ânsia de se combater o preconceito, surgem também alguns exageros. Certa vez, uma amiga me disse que não gostava de ser chamada pelo diminutivo do seu nome. Por quê?, indaguei. Ao que ela respondeu: “é uma forma de diminuir a pessoa. Acho machista”. Paralisei. Gosto de chamar as mulheres pelo diminutivo, como Marcinha ou Amandinha; e, ao que eu saiba, nunca tive o objetivo de ofender, e (muito menos!) de diminuí-las.

Fui pesquisar, preocupado.
Seria eu um machista que desconhece o próprio preconceito?

Depois, respirei aliviado. O machismo pressupõe que as mulheres sejam inferiores aos homens, algo de que discordo totalmente. Aliás, me atrevo a dizer que as mulheres é que são o sexo forte. Leia O Tempo e O Vento, de Erico Veríssimo, e você entenderá do que estou falando.

Está lá um retrato fiel de como a vida é, através de várias gerações. Os homens são corajosos e valentes, mas deixam-se levar por paixões cegas, sejam elas amorosas ou políticas, e acabam por matar-se em guerras, ou brigar por motivos banais. Já as mulheres, elas é que têm a força e a sabedoria de compreender que, como cantaram os Titãs, nenhuma ideia vale uma vida. São as mulheres que têm o desafio de extrair o melhor e garantir que a vida siga seu curso, mesmo com tantas revoluções, tanto sangue e tanta dor


Admiro a fibra e a obstinação de Ana Terra, Bibiana, Maria Valéria; e até mesmo da abnegada Sílvia. Admiro demais a força das mulheres. Foi o que concluí ontem, enquanto velava o sono da minha avó, que está no hospital. Podem até parecer frágeis, mas não se engane. São elas que sabem o que realmente importa na vida. Temos muito a aprender com as mulheres que nos cercam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário