terça-feira, 11 de outubro de 2011

A opinião de um louco

A nossa sociedade está repleta de loucos. E eu sou deles. Esses loucos – nós – não enxergamos um palmo a frente dos nossos olhos. Pensamos que o mundo ainda tem salvação. Loucos de pedra. Para nos resgatar de nossa incurável loucura, a sociedade também conta com um número crescente de pessoas sãs.

Esses sim têm visão. Sabem quais os melhores cursos, as melhores instituições, quais caminhos devem ser tomados a cada instante. Eles têm a fórmula certa para o sucesso.

Mas eu, que sou louco, discordo. A cada dia mato alguém com minhas convicções de louco. Eu, por exemplo, acho que o sucesso profissional faz parte de um todo muito maior, que é sim muito importante, mas NÃO o mais importante. A prova é que os países com maiores índices de suicídio são justamente os mais desenvolvidos economicamente.

Mato mais outros tantos quando digo que para mim, nem de sucesso profissional eles entendem. Explico. Todos os dias as pessoas aparecem com listas: as profissões que pagam mais, as melhores áreas para se trabalhar, as melhores empresas, índices, números, números. Mas para mim, que sou louco, se qualificar para encontrar um trabalho com o objetivo de ganhar dinheiro é burrice. Quem trabalha para ganhar dinheiro provavelmente não ganhará dinheiro com o trabalho.


 Um teorema simples: ganha dinheiro com o trabalho quem trabalha bem, trabalha bem quem tem prazer com o que faz. Logo, quem tem prazer com o que faz ganha bem. Uma redução, sei, mas é para resumir que servem as reduções.

A realização profissional, se promovida a objetivo de vida, tudo o mais fica subordinado a ela. A pessoa luta por seu crescimento, o resto fica em segundo plano. Os outros ficam em segundo plano. Os valores da pessoa ficam em segundo plano.

Então, se alguém me pedisse um conselho sobre o que fazer da vida, sobre qual a melhor área para se qualificar e trabalhar, eu diria: a SUA área. Dedique-se ao máximo naquilo que você gosta de fazer e o sucesso será apenas uma conseqüência. Até porque, o sucesso pode ser muitas coisas, dependendo de quais forem os valores de cada um.

Pense bem. Talvez hoje seja o dia de se pensar no que um louco tem a dizer.


"A única maneira de se fazer um excelente trabalho é amar o que se faz." Steve Jobs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário