terça-feira, 16 de julho de 2013

A equipe que era uma lenda

Adolf Hitler era um gênio, pena que a serviço do mal.

Porque só um gênio poderia mobilizar multidões com seu discurso, como ele motivou; só um gênio poderia fazer com que exércitos inteiros fossem fiéis a qualquer uma de suas ordens, por mais absurdas que fossem.

Hitler mostrou ao mundo que a genialidade não significa sabedoria.

Se fosse sábio, ele não teria o triste fim que teve; atormentado por fantasmas criados durante toda uma vida de preconceitos.

Certa vez, Hitler disse a seguinte frase:

Uma mentira dita cem vezes, torna-se verdade um dia.

A lógica de Hitler é simples, mas genial: não é a verdade que importa; e sim aquilo que as pessoas aceitam como sendo verdade.

Um dia, quando eu estudava no ensino médio, alguém disse que havia uma equipe de gincana na nossa escola que era uma lenda.

Era uma brincadeira, claro. Como escrevi dias atrás, não existem invictos no mundo. O que aconteceu é que algumas pessoas fora da equipe passaram a acreditar nisso. E assim o nome pegou. Elas criaram o próprio mito que queriam combater, porque como Hitler disse um dia, as massas são fáceis de serem manipuladas.

Afinal, são as massas que escolhem seus monstros e seus heróis. Mesmo que eles não existam. Nesse ponto, Hitler estava certo: de tanto se acreditar neles, em algum momento eles passam a existir.


2 comentários:

  1. Cuidado pra ñ cometer suicidio como ele Luis depois de uma "guerra" perdida... Pq deve ter tido peso de guerra derrota pra esse recalque ai hein, se presto a escrever tudo isso !!! Mas parabens sabe usar bem fatos e frases históricas para demostrar a tristeza de uma derrota

    ResponderExcluir
  2. Anderson,

    Realmente, fiquei triste sim, mas não pela "derrota", até porque, realmente, não me sinto um derrotado, nem acho que uma gincana seja uma guerra. Nos anos em que participei da Titãs, conquistamos tudo o que podíamos. Neste 2013, atendi a um pedido da minha irmã e ajudei outra equipe, e com ela conquistamos o vice-campeonato, mesmo que a média de idade da equipe não passasse dos 15 anos. Por isso, não posso me sentir um derrotado.

    A Equi Láteros é uma grande equipe e mereceu vencer, tanto em 2011 quanto neste ano. Quando adoto um tom conciliador, não é “recalque”; porque realmente não acredito que alguém precise tentar “reduzir” o adversário que enfrenta, para assim se sentir maior.

    O que eu me deixou triste foi ver que algumas pessoas não compreenderam que a gincana de integração do Berthalina deveria ser exatamente isso: de integração.

    ResponderExcluir