quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O que é democracia?

Ontem eu ouvi da Doutora em História e diretora do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes da Feevale,  Cristina Ennes da Silva, que o conceito de democracia não é tão amplo como eu imagino. Como eu acho muito bom analisar o que dizem as pessoas inteligentes, porque daí é que saem também as ideias inteligentes, fiquei refletindo sobre o que ela me disse.

Será? Será que tudo o que eu sempre imaginei como sendo democracia na verdade não é nada do que eu imaginava que era? Vamos ver o que diz o dicionário:

De.mo.cra.cia ("demo+kratos") Regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos direta ou indiretamente.

Pois bem. Eu não fui consultado sobre a troca de Campus do meu curso. Eu não elegi ninguém para me representar, por isso também não pude decidir indiretamente. Então a decisão foi institucional. Está errado isso? Não. A Feevale tem autonomia para isso. Mas que fique claro então, que é uma decisão tomada sem se preocupar com o que os alunos pensam. Então, continuo pensando que não é democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário