terça-feira, 6 de setembro de 2011

Retrô - O mais importante

Este foi escrito pelo degas aqui no dia 26 de abril.

Eu poderia escrever várias páginas sobre a tragédia do último final de semana na Saibreira, mas não há nada que já não tenha sido exaustivamente falado e comentado e repetido e distorcido como essa história.

Porém, eu não posso deixar de falar sobre um pensamento que me ocorreu no cemitério, na hora do sepultamento.

O pessoal da igreja cantava aquela música “Nossa Senhora, me dê a mão...”, outros tantos choravam, e na minha cabeça veio o seguinte: esses corpos dentro dos caixões tinham vida há dois dias, podiam correr, falar gritar, brigar, amar... E agora?

Agora resta a dor de quem ficou e as lembranças. Mortes trágicas me remetem sempre ao mesmo raciocínio: poderia ser qualquer um de nós.

Eu, você, o vizinho.

Eu não me preocupo com um ataque do coração. Isso é algo distante de mim. Mas um raio em uma tempestade, um acidente no trânsito, uma bala perdida que seja...Nada disso está distante de nós.

 Você está dormindo tranquilamente às seis da manhã de um sábado, em uma área que jamais, eu disse JAMAIS foi considerada de risco... E, de repente, tudo desaba.

 Nunca estamos preparados pra perder alguém próximo.

 Estamos menos preparados ainda para assimilar que podemos morrer no momento seguinte. Nós fazemos planos, projeções, nos privamos de tanto coisa, sempre pensando em um futuro que pode nem chegar, e mesmo quando chega, nunca sai conforme o planejado.

Sábia mesmo é a letra de uma música do Charlie Brown Jr. que diz que “podem tirar tudo o que eu tenho, só não podem me tirar as coisas boas que já fiz pra quem eu amo...”. Porque no final de contas é apenas isso que resta. Estudar, guardar dinheiro, adquirir conhecimento, status, bens matérias...tudo isso é importante. Mas nada disso é o mais importante.

O mais importante são os beijos longos de despedida, as palavras carinhosas, os gestos simples, a parceria, o olhar que nada diz, mas tudo compreende. O mais importante é tudo aquilo que deixamos no coração de quem a gente ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário