terça-feira, 12 de julho de 2011

O preço da Civilização

Sabe com quem eu conversei agora pouco? Com José Adilson Gomes da Silva. É um baiano muito boa praça - como são  os baianos - que esteve aqui na Redação para pedir ajuda para consertar a bicicleta e seguir viagem para Gramado. O cara saiu da cidade de Jacobina (BA) em setembro do ano passado só com a tal da bicicleta e alguns objetos pessoais e está fazendo um tour pela América do Sul.

O cara me lembrou um pouco o filme "Diário de uma motocicleta", se bem que a viagem do Che me pareceu melhor planejada (mas não muito). O fato é que é preciso muita coragem para fazer isso, pois há um claro abandono do conforto e da segurança, além do enfrentamento de algo que os homens tanto evitam, que é o desconhecido.

Embora em parcas condições, esse aventureiro realiza o desejo de todos os homens. Todos nós temos no nosso DNA o gene dos nossos antepassados que caçavam e pescavam alegremente na Savana Africana há mlhares de anos, e que viviam livres, livres!

Eles não tinham compromisso com monogamia, contas pra pagar e muito menos horários para cumprir. Era uma vida animalesca, eu sei, sem conforto, mas tenho certeza, era uma vida mais amena. Hoje temos que nos contentar com impostos, efeito estufa e a Luciana Gimenez.

É o caro preço da civilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário