sexta-feira, 15 de julho de 2011

Retrô - Discurso de Conclusão

Hoje eu acordei nostalgicamente triste, e como é aqui que compartilho as minhas opiniões, eu não poderia deixar de colocar um trecho do Milton Nascimento que não sai da minha cabeça e mais abaixo, o meu discurso de conclusão do ensino médio.

Com o tempo, as coisas que eu falei parecem ter um sentido ainda mais claro pra mim. Não quero limitar o texto só aos colegas da 231 de 2010, mas a todos que passaram pela minha vida, e de certa forma, deixaram um pouco deles comigo e levaram um pouco de mim com eles também.

Canção da América
"Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção

O que importa é ouvir
A voz que vem do coração"

Discurso
Foi um breve e inesquecível ano. Ao longo desse tempo em que fomos colegas, nós compartilhamos bem mais do que apenas classes vizinhas. Compartilhamos alegrias, sonhos, objetivos, medos... Compartilhamos a insegurança sobre qual caminho seguir, a necessidade de ir e a vontade de ficar.

E compartilhamos também a vontade de querer viver tudo de novo. Esse é o conceito de valer a pena, quando as coisas boas compensam as ruins, quando a nostalgia nos faz querer viver tudo outra vez.

Quem não ficou com essa sensação depois da gincana? Quando o nosso Exército só foi realmente de Ferro porque nós fomos unidos. Sim, a união fez a nossa força, mas NÓS fizemos a diferença. Nós, que nos preocupamos tanto em fazer as coisas acontecerem por ser o nosso último ano na escola, demoramos pra nos dar conta de que bastava sermos nós mesmos.

Com todas as nossas limitações, medos, falhas... E também com todas as nossas alegrias, nossas conquistas, tudo junto. Uma salada de frutas de qualidades e defeitos que só o ser humano pode ser.

Nesse mundo fodido, de coisas ótimas e de coisas péssimas, nada vale um centavo sequer se não tiver com quem compartilhar. E sim, hoje eu posso dizer, já não somos apenas colegas, como nos primeiros dias de aula. Nós já fomos pais, filhos, professores, irmãos uns dos outros, e hoje podemos dizer: AMIGOS!

E que vontade de viver tudo de novo com vocês.

Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário